Sobre o Lugar

Encontre aqui nesse post dicas de Aveiro, em Portugal, região central do país. Aveiro é uma das cidades mais bonitas de Portugal, considera a pequena Veneza, ela é bem característica e por isso se torna única e especial, um dos motivos é a sua ria ( uma espécie de canal ) que passa pela cidade e possibilita passeios agradáveis em barcos moliceiros onde é possível se encantar com os edifícios em arte nouveau do centro histórico.

Moliceiros em Aveiro / foto Pixbay

Além  de muitas fotos, você vai encontrar aqui, dicas de hotéis, restaurantes, aluguel de carro, como chegar, clima , melhor época para ir , quantos dias ficar e roteiro detalhado de dois dias, que eu fiz pensando em praticidade e lazer. Eu fiz essa viagem sozinha e ela foi incrível.

Espero que gostem das dicas :

 

Dicas sobre Aveiro/ Foto : Pixbay

Como chegar a Aveiro?

A cidade está localizada, a 60 quilômetros de Coimbra e a 70 Quilômetros de Porto. Eu passei três dias em Aveiro em outrubro de 2018 e confesso que foram mais que suficientes para conhecer bem a pequena e bela cidade, eu montei um roteiro de dois dias, pois acho que esse é o período ideal para conhecer Aveiro e experimentar as suas iguarias.

Entretanto, por ser uma cidade pequena e simples de se passear é bem possível fazer um bate e volta, caso esteja hospedado em Porto ou Coimbra e queira fazer uma passeio rápido.

Carro

Quem está  explorando Portugal de carro alugado, a estrada é encantadora e a viagem dura em média, 2h30 saindo de Lisboa, 50 minutos saindo de Coimbra e 50 minutos saindo de Porto. Eu sempre alugo meus carros pelas RentlCars e aconselho o custo X benefício.

Trem

Ir de Trem é prático  e confortável, os trens em Portugal costumam ser agradáveis,  há trens que saem de Lisboa (duas horas de viagem), Coimbra e Porto (uma hora de viagem cada).

Ônibus

É possível pegar um ônibus em Lisboa e Porto. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da Renex, a Rede Nacional de Expressos.

Localização de Aveiro / imagem : Google Maps

ANTES DE VIAJAR

Documentação

Brasileiros só precisam de um passaporte com pelo menos seis meses de validade se forem visitar o país como turista dentro de um período de 90 dia e o Certificado Schengen ( seguro saúde obrigatório )

Seguro Viagem

Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. E em Portugal  ele é obrigatório para brasileiros eu faço o meu pela Seguro Promo  eu já precisei do seguro e gostei bastante, e juro se vc se machucar e precisar usar um médico ou um dentista a conta pode sair tão cara que é recomendável investir nessa segurança.

Clique para fazer uma cotação.Seguro Saúde

Idioma

Eu nem preciso dizer que a língua oficial é o Português, uma delicia falar e entender tudo sem grandes difuldades.

Chip de viagem

Eu sempre acho que vale a pena comprar um chip para ter internet e não ficar apenas dependendo do Wi-Fi. Em Portugal você  pode comprar um pré- pago, eu paguei 20 euros no meu com 5 Gb ou economizar e já levar um direto do Brasil.

Clima

O verão português costuma ser bem quente e agora que Portugal está um destino muito popular, costuma ser bem lotado. Portanto Evite de ir em meses de julho e agosto.

Eu fui em outubro e estava começando a esfriar, sugiro os meses de março a junho, os mais agradáveis para conhecer a cidade

Hora Oficial

Portugal +1  a diferença em relação ao brasil ( Brasília ) varia de 2 a 4 horas.

Tomadas

as tomadas são do tipo europeu F e a voltagem é 220 V

Telefones úteis

emergência 112, policia 117 prefixo Alemanha +351

Costa nova Aveiro Foto- Pixbay

As 7 melhores coisas para ver e fazer em Aveiro

1) Passear de barco Moliceiro na ria de Aveiro

2) Visitar o museu de Aveiro

3) Visitar as Salinas

4) Visitar a Praia da Costa nova

5 ) Visitar a Praia da Barra

6 ) Provar os ovos moles e as tripas de aveiro

7) circular a pé ou de bicicleta pelo centro histórico

 

Roteiro Primeiro Dia

O passeio mais tradicional da cidade é passear no Canal Central de Aveiro, onde os visitantes podem andar de moliceiro. ( o barco tradicional de Aveiro utilizado para apanhar moliço) . O Tour custa 10 euros e dura em média 45 minutos, nos quais vc pode navegar pelos canais tranquilamente. O passeio passa pelas pontes históricas, casa dos pescadores, armazéns , salinas e por alguns edifícios históricos.

Passeio de moliceiro na ria de Aveiro Foto : Bruna Filler

Logo após o passeio, eu sugiro caminhar pela Rua João de Mendonça,  você pode também pode fazer esse caminho de bicicleta, que é bem agradável, é possível  também alugar  uma Buga ( as bicicletas de utilização gratuita de Aveiro ) por esse caminho,  onde tem diversos prédios no estilo Art Nouveau,  aproveite para entrar nas ruas do centro histórico que ficam entre o Canal Central e o Canal de São Roque, nesse trajeto tem casas bem típicas portuguesas, passe pelos cais dos Mercanteis e dos Botirões até chegar ao Cais dos Remadores Olímpicos. E finalize a caminhada na Ponte de Carcavelos. Se você é um entusiasta de Arte Nouveau na cidade existe um, pequeno museu, que conta um pouco da história dos edifícios, eu sugiro uma parada pelo menos para uma xícara de chá , na acolhedora cafeteria.

Arquitetura estilo arte nouveau em Aveiro / foto Pixbay

 

Após a almoço eu sugiro uma  ida até a Praia da Costa Nova, que fica apenas 9 quilômetros de centro, essa praia é famosa pelas casas pintadas em listras, originalmente chamadas de “palheiros”, que eram pequenos armazéns construídos por pescadores no final do século XIX para guardarem seus artigos de pesca e  foi se transformando em uma vila de pescadores mais do que  charmosa.

Praia Costa Brava em Aveiro / foto Bruna Filler

E possível chegar à praia de carro, ‘tuk tuks’ que saem do Canal Central e levam você até lá é o ônibus da empresa Transdev que partem da Estação de Aveiro e chegam à praia em 35 minutos. Bem tranquilo .

Na volte aproveite para tomar um cerveja feita artesanalmente e jantar algum delicioso peixe a beira da ria !

 

Roteiro segundo dia

Comece o dia caminhando até as salinas, que fica há 12 minutos do centro.

É já muito antiga a extração do sal e exploração das Salinas de Aveiro. O sal é um produto 100% artesanal que é extraído, pelos marnotos, com peças de madeira, para que não tenha contacto com metais. Tem um Ecomuseu no qual você  pode entender melhor o processo e um especie de spa no verão onde você c pode tomar banhos medicinais.

Salinas Aveiro / Foto : Bruna Filler

Na sequência visite o museu de Aveiro, um museu bem pequeno mas emocionante com um enorme coleção de obras de arte sacra e de peças que contam a história da própria cidade além  de contar com um um lindo túmulo da princesa Santa Joana.

Museu de Aveiro : Foto Bruna Filler

Ao lado  do  museu entre na Sé de Aveiro do início do século XV. A torre sineira ainda conserva o sino original e foi construída em 1860.

Aveiro Praia Barra. / Foto : Bruna Filler

Se tiver tempo é energia pegue um Tuck Tuck e de uma volta na praia da Barra, onde vc poderá ver as saídas e entradas de barcos de pesca e observar o farol da Barra, o maior farol de Portugal, além de um centro turístico próprio e vista relaxante.

 

ONDE COMER – DOCES E RESTAURANTES

 

Não tem como ir para Aveiro sem provar os ovos moles, um doce típico português feito com gema e açúcar. Ele é vendido em diversas doceiras, mas procure sempre experimentar aqueles que são certificados.

Ovos moles Aveiro / foto divulgação

Outra iguaria típica é a Tripa de Aveiro, uma espécie de crepe recheado.

A cidade também e conhecida pelos seus peixes e frutos do mar, frescos e bem temperados.

Eu almocei no Maré Cheia e comi muito bem, então super indico principalmente para comer frutos do mar e peixes.

Rua José Rabumba nº 8 e 12, Aveiro 3810-125, Portugal

Frutos do mar Aveiro

 

Onde se hospedar em Aveiro

Eu me hospedei no Ponto de abrigo e achei um otimo custo benefício, além  de estar muito bem localizado o hotel e  muito limpo e aconchegante, o único problema é o check in que começa apenas as 18 horas.

Hotel ponto de abrigo/ Aveiro / foto- divulgacão

Se você quiser uma opção mais luxuoso eu indico o Hotel Meliá, além  de ter um prédio espetacular e está localizado de frente para ria, e tem um spa maravilhoso.

Melia _ Aveiro

Espero que vocês tenham gostado de Aveiro tanto quanto eu !

Beijos Bruna Filler.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.