20 Dicas de Segurança para a sua próxima viagem

 

 

Depois de muitos anos viajando e aprendendo, algumas vezes da pior maneira possível. Reuni aqui algumas  dicas importantes de segurança para você evitar problemas na sua próxima viagem.

Nada é mais irritante do que ser roubada ou enganada, pilantras existem em qualquer lugar do mundo mas essa lista vai te ajudar a minimizar as chances de que algo ruim aconteça.

 

1- Leia sobre o lugar que você vai e aprenda sobre os truques mais comuns.

Por incrível que parece em cada lugar do mundo encontramos turistas que já sofreram pequenos golpes recorrentes e narram suas experiencias em diversos blogs é sempre bom já conhecer as técnicas de malandragem do lugar, assim você fica esperto para não cair nos mesmos truques manjados.

2 – Escreve em um cartão números de emergências.

Se acontecer um desastre ou você entrar em pânico  ter em mãos o telefone da embaixada o numero de um parente  e o telefone do  hotel que você está hospedado te auxiliam a buscar ajudar no lugar correto. Sugiro que você escreva sempre no  idioma local e no inglês.

3 – Verifique informações no noticiário do país que você quer visitar.

A pesquisa tem o intuito de saber áreas com problemas específicos que você pode querer evitar.

4 –Use o cofre e tranque seus objetos de valores.

Eu acredito que viajar com objetos de valores é um grande erro, mas sempre tem algum equipamento fotográfico que é necessário levar. Tranca-los minimiza as oportunidades de roubo,  leve sempre seu cadeado quando for para um albergue e prefira lugares que tenham cofres nos quartos.

5 – Seguro viagem

Sempre achei bobagem hoje não viajo sem,  sempre achamos que nunca vamos precisar até que algo ruim  aconteça. Eu faço seguro de tudo, inclusive do meu equipamento fotográfico e computador. Isso me deixa um pouco mais tranquila.

Deixe sempre o numero de emergência do seguro em um lugar fácil

quero uma dica de seguro

https://www.segurospromo.com.br/p/gypsynow/parceiro

use o código CUPOMDEDESCONTO5 e ganhe 5% de desconto.

6 – pergunte conselhos para os moradores

Os residentes sabem onde você pode ou não circular, recepcionistas de hotéis ou albergues são uma ótima fonte de informação use sempre.

7 –  Envie seu itinerário por e-mail para amigos / familiares

Deixe com algum amigo ou parente seu itinerário e o telefone dos lugares que você irá se hospedar se algo der ruim eles saberão  onde começar a te procurar.

8: Não compartilhe demais com estranhos

Compartilhar plano de viagem, itinerário ou hábitos faz com que as pessoas com más intenções estejam mais preparadas para te sacanear. Nunca diga onde esta hospedado a dono de bares ou lojas.

9–  Esteja ciente de sua roupa

Nada de se vestir como gringo ou com muita ostentação, roupas que gritam ´´ turista ´´ te fazem um alvo fácil . Em alguns lugares a vestimenta também são um sinal de respeito,  ignora-los pode parecer arrogante, hostil e te causar problemas.

10- O barato que sai caro

Dependendo do tipo de viagem é tentador fazer escolhas mais econômicas  porém é importante saber que nem sempre é a maneira mais segura de viajar.  Alguns albergues super baratos são em zonas de extremo risco o que te coloca sempre em situação vulnerável.

Os voos econômicos geralmente chegam no meio da noite que não é a melhor hora para pegar um táxi em uma cidade perigosa. Então pense bem no que vale a pena economizar.

11-  Não haja como um mané, tenha consciência corporal

Você sabia que a comunicação humana é baseada em linguagem corporal não verbal ? Essa projeção de confiança pode impedir você de se tornar um alvo fácil.  Mantenha a cabeça erguida, fique alerta e ciente do ambiente ao seu redor. Quando você está confiante, os invasores em potencial podem sentir isso por meio de sua linguagem corporal e contato visual. A maioria escolherá seguir em frente e encontrar uma vítima mais fácil para atacar.

12- Avise seu cartão de credito

Imagine a desgraça que é estar viajando e seu banco bloquear todos os seus cartões por achar que você é um ladrão ou a compra não esta no seu perfil, não custa nada entrar no banco on line e desbloquear.

 13-  Esconder dinheiro de emergência 

Eu escondo um pequena quantia em dois lugares diferentes e tenho um cartão extra escondido também. Eu costumo costura-los em roupas ou coloca-los entre meus pares de meia.

14: Segurança Alimentar e Hídrica

Turismo gastronômico faz parte da viagem, não exite em experimentar a culinária local. Porém eu sigo essas regras.

Coma em lugares populares com longas filas

Embale cartões de tradução para expressar suas alergias

Comida totalmente cozida é sempre a mais segura.

15: Pare de usar o bolso de trás

É o primeiro lugar que qualquer batedor de carteiras lhe roubará, então que tal uma pochete ou o bolso da frente mesmo.

16: Leve um Kit de primeiros socorros

Você pode se machucar ou passar mal, ter alguns medicamentos em mãos te ajuda muito em uma emergência um kit básico é sempre uma boa ideia.

17: Fique (Relativamente) Sóbrio

 Ficar muito bêbado ou drogado quando você viaja é quase sempre inaceitável e perigoso. Se você está vulnerável tudo pode estar acontecendo ao seu redor ou com você. Seja responsável.

18: Confie em seus instintos!

 Use a sua capacidade de senti perigo e vaze o mais rápido possível se algo não estiver bom. Seu corpo pode estar sentindo sinais de perigo, antes que seu cérebro esteja plenamente consciente disso. 

19: Apito de segurança.

Essa dica vai em especial para as mulheres, não gostaria de te-lo mas sempre carrego o meu apito de segurança e em alguns lugares um spray de pimenta.

20: Algumas palavras sobre risco … 

Se você quiser viajar, não pode evitar riscos. Não há como estar 100% em qualquer parte da vida. O risco é parte integrante da aventura também. Isso significa que, quando você pegar a estrada, você será enganado mais cedo ou mais tarde, ou se encontrará em circunstâncias inesperadamente desafiadoras. Isso acontece com todos nós. O risco é inevitável – mas pode ser gerenciado, para que você possa ficar mais seguro.  De um modo geral, com a tecnologia  nunca foi um tempo mais seguro para viajar!  Então vá até lá e aproveite sua viagem.

E coloque nos comentários se tiver mais alguma dica importante.

20 dicas de segurança

Leave a Reply

Your email address will not be published.